1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

computador com IA

 

Com todos os avanços feitos a nível da Inteligência Artificial, a empresa de análise do mercado Canalys aponta que a maioria dos PCs enviados para o mercado até 2025 sejam adaptados para o uso destas tecnologias.

 

A empresa indica que quase 40% dos envios de novos PCs para o mercado, até 2025, venham a ser de sistemas com foco no uso de tecnologias de IA. Este valor encontra-se atualmente em cerca de 18%

Este ano, as previsões apontam que estes sistemas devem contabilizar 48 milhões de unidades enviadas para o mercado, enquanto que em 2025 o número deve aumentar consideravelmente, para os 100 milhões.

 

Além disso, e indo ainda mais longe, a Canalys aponta que até 2028, existam no mercado 205 milhões de computadores adaptados para o uso de sistemas de IA. Se tivermos em conta estes dados, o crescimento entre 2024 e 2028 neste setor pode ser de mais de 44%.

 

Quando se refere a computadores adaptados para o uso de IA, será de sistemas que possuem algum género de Neural Processing Units (NPUs), um processador adaptado para tarefas neurais e de IA, sendo capazes de realizar as tarefas localmente, invés de usarem a cloud ou sistemas remotos.

 

No entanto, estas tecnologias possuem o seu preço. A entidade afirma que o preço base de referência para sistemas preparados para IA pode ser entre 10 a 15% acima do atual. Até ao final de 2025, mais de metade dos PCs adaptados para IA enviados no mercado devem contar com um preço de venda acima de 800 dólares.

As estimativas apontam ainda que o valor pode aumentar mais 80% até finais de 2028.

 

Embora as tecnologias de IA tenham vindo a evoluir consideravelmente, estas ainda se focam sobretudo para plataformas cloud e serviços online, sendo que existem muitas poucas opções para uso local – tendo em conta também as limitações a nível de capacidade de processamento. Conforme os sistemas venham a evoluir, e os modelos de IA a tornarem-se mais eficientes, isso pode vir a mudar.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech